O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançou, nesta segunda-feira (20), o programa Mais Médicos para o Brasil. A cerimônia, que aconteceu no Palácio do Planalto, contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do ministro da Educação, Camilo Santana.
A iniciativa pretende ampliar o acesso ao atendimento médico no país, principalmente nas regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais. Segundo o presidente Lula, profissionais brasileiros formados no país serão a prioridade do programa.
Caso não se atinga o número de inscrições disponíveis, o público-alvo passa a ser de médicos brasileiros formados no exterior. Se ainda assim houver vagas excedentes, profissionais estrangeiros serão considerados, conforme o presidente.
O novo Mais Médicos tem como meta expandir o número de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de 13 mil para 28 mil. O contrato é de 4 anos, prorrogável pelo mesmo período, e haverá benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos. Ao todo, o governo federal pretende investir R$ 712 milhões somente neste ano no Mais Médicos.