A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou nesta terça-feira, 26, no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), uma palestra destinada às mães atendidas na unidade sobre saúde bucal e a manobra do desengasgo. A ação foi coordenada pelos setores de odontologia, enfermagem e equipe técnica do método canguru.
Moradora de Maurilândia do Tocantins, a lavradora Vanderléia Lima Sousa foi uma das mães que participou da ação. “Eu gostei bastante do que foi ensinado, principalmente sobre a manobra do desengasgo, que é muito importante. Eu já vi pela internet, mas assim pessoalmente é bem diferente. Com a boneca e as instruções, assim é ótimo, a gente aprendeu bastante”, pontuou.
A coordenadora estadual do Método Canguru, Guiomar Araújo, destacou que a programação foi realizada para incentivar os cuidados maternos e infantil sobre a saúde bucal. “A manobra do desengasgo nós sempre ofertamos também para mães e pais acolhidos aqui na maternidade, para evitar que venham ocorrer engasgo em prematuros, é uma capacitação muito importante”, ressaltou.
O HMDR possui consultório odontológico onde são ofertados atendimentos às gestantes e aos recém-nascidos. Na capacitação, a odontóloga pediatra da unidade hospitalar, Maria Medalha, reforçou os cuidados necessários. “A gestante precisa escovar depois do café, do almoço e do jantar, porque são grandes os riscos de infecção. A gente sabe que muitas mulheres grávidas sofrem na hora de escovar, por isso a gente incentiva ir para lugares abertos, se for o caso de sentir muito enjoo, pode também ficar sem usar a pasta de dente, mas nunca deve deixar de escovar. É preciso ter essa responsabilidade”, enfatizou.
A enfermeira do HMDR, Kênia Nogueira, capacitou as mães do hospital sobre a manobra do desengasgo. “No engasgo, o organismo tenta expelir alimento ou objeto que toma um caminho errado, durante o ato de engolir, por isso agir rapidamente evita complicações. É preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões no meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos. Com isso, pode tentar visualizar o corpo estranho e retirar da boca delicadamente. Após o engasgo, é recomendado buscar ajuda médica, para analisar o bebê”, explicou.