O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nesta terça-feira, 17, o 2º Seminário de Educação Integral em Tempo Integral do Tocantins”. O evento ocorreu no auditório central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus Palmas, com a participação de diretores, coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e dos técnicos do Ensino Integral das Superintendências Regionais de Educação.
Ao todo, 41 unidades escolares da Rede Estadual do Tocantins participaram do evento que busca assegurar o cumprimento da meta 5 do Plano Estadual de Educação – PEE, 2014-2024(Lei nº 2977/2015), que no momento passa pelos processos de adesão, pactuação e redistribuição de matrículas pactuadas ao Programa Escolas em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), para o ano de 2025.
Entre as ações, destaca-se a apresentação das potencialidades da política pública de Educação Integral em Tempo Integral para o desenvolvimento pleno do estudante, o fomento ao protagonismo juvenil e o apoio aos jovens na construção dos seus projetos de vida.
Os participantes ainda compartilharam resultados e boas práticas das Escolas Integrais do Tocantins, com a finalidade de fortalecer a expansão de escolas na oferta de Ensino Integral para o ano de 2025.
O secretário-executivo da Seduc, Edinho Fernandes, ressaltou a importância de um planejamento adequado para a implantação das escolas em tempo integral. “É um desejo nosso que as escolas sejam em tempo integral. Entretanto, essa modalidade escolar deve ser implantada com planejamento, para que o estudante alcance seu sucesso. Estamos com um ótimo desafio para o ano de 2025, que é a utilização da plataforma Google for Education. Para que uma escola em tempo integral tenha sucesso é preciso que o gestor aceite esse desafio, juntamente com toda sua equipe. Esperamos que mais escolas nessa modalidade sejam implantadas em nosso Estado”, acrescentou.
O professor Éder Vinícius Sousa Costa, diretor da Escola Estadual Darcy Ribeiro, de Pugmil, expressou suas expectativas em relação ao seminário. “Espero esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da escola em tempo integral, que busca a melhoria da qualidade da educação. A nossa escola ainda não é em tempo integral, mas é um desejo que ela se torne, desde que atenda às características para essa modalidade”, pontuou o diretor Éder.
O diretor de Educação Integral e Jornada Ampliada, Leandro de Souza Viera, destacou seu otimismo em relação às mudanças. “Acredito em pessoas comprometidas em fazer a diferença, pois é assim que transformamos a Educação do Tocantins. Nosso trabalho vai além da sala de aula, abrangendo também os relacionamentos, que contribuem para o desenvolvimento do protagonismo dos nossos estudantes”, enfatizou.
A consultora pedagógica do Instituto Sonho Grande (ISG), Maria Medeiros, que proferiu a palestra “Educação Integral – a escola que prepara para a vida”, explanou sobre os sonhos que devem ser realizados nas escolas. “A gente tem a oportunidade de plantar vida na vida das pessoas. Quantos de nós aqui tivemos a vida transformada por meio da educação! As políticas públicas educacionais são para todos, independentemente do local em que vivem. E para que essas políticas alcancem a todos, precisamos da corresponsabilização, em que todos dentro da escola se responsabilizem pela oferta da educação”, concluiu.
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